Home > SharePoint - TroubleShoothing > “The attribute key cannot be found” e “The record was skipped because the attribute key was not found” ao tentar processar um Cubo no Analysis Services – SSAS 2008

“The attribute key cannot be found” e “The record was skipped because the attribute key was not found” ao tentar processar um Cubo no Analysis Services – SSAS 2008


Olá! Smile

Overview:

O SharePoint, cada dia que passa, me impressiona mais e mais! E, nestes últimos projetos, não foi diferente.

Algumas pessoas já viram o poder do SharePoint, muitos ainda relutam em entender o potencial da ferramenta.

Desta vez, usando o PerformancePoint Services, para mostrar dados de um Cubo no SQL para tomadas de decisão, ao invés de usar uma base de dados de algum CRM/ERP, usei o SQL Server Integration Services – SSIS – para fazer o ETL das informações do SharePoint, transformá-las no SQL e depois montar um cubo para disponibilizar posteriormente no SharePooint.

IMPRESSIONANTE!!! Smile

Cenário:

Enfim, vamos ao problema enfrentado ao processar o cubo. Espero escrever um artigo em breve sobre PerformancePoint no SharePoint 2010.

Desenvolvi o cubo inteiro, tudo rodando perfeitamente com uma base de dados de teste que trabalhei durante todo o desenvolvimento do ETL e do processamento do Cubo.

Horas antes de efetuar o deploy dos pacotes do SSIS, e do Cubo, peguei a base “real” de dados, que estava em ambiente de homologação, fiz backup e restaurei na minha máquina de desenvolvimento.

ETL – Success!

Deploy do Cubo – Success!

Process Cube – Fail! Sad smile

ERRO:

Errors in the OLAP storage engine: The attribute key cannot be found: Table: <TableName>, Column: <ColumnName1>, Value: <Value1>.

Mas, ao verificar a base de dados, o registro existe! E agora?!

SOLUÇÃO:

Este problema ocorre por que a tabela fato do Cubo tem um ou mais registros que contém uma chave de registro, e a chave deste registro não existe na tabela dimensão correspondente. Este comportamento pode ocorrer quando você não processou a dimensão correspondente antes de processar o Cubo.

Ou seja, antes de mandar processar o Cubo, mande processar todas Dimensões envolvidas. E então, só depois, processe o Cubo! Smile

Abraço!

Advertisements
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: